História






O Grêmio Esportivo Sapucaiense foi fundado em 28 de julho de 1941, após o fechamento do Grêmio Esportivo Iraí (clube fundado em 1936), de cores vermelho e preto, do qual o Sapucaiense herdou os uniformes e o campo, situado no mesmo lugar onde hoje se localiza o estádio “Arthur Mesquita Dias”. O Clube tem sua sede no município de Sapucaia do Sul – A Terra do Zôo – que integra a região do Vale dos Sinos, com uma população estimada em 131 mil habitantes. Importante pólo industrial do Estado.

Ao longo dos anos o Grêmio Esportivo Sapucaiense foi se estruturando e se destacando, passando a disputar competições oficiais da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) com suas equipes das categorias de base. Em 1999 a FGF lançou um campeonato estadual amador entre cidades – para garotos com idade até 21 anos, denominado Copa Sul 21. O Sapucaiense representou Sapucaia do Sul e conquistou o título de campeão. Essa ascensão do Sapucaiense culminou com a sua profissionalização em 2005, quando passou a disputar o Campeonato Gaúcho e a Copa FGF.

Em 2007, o clube foi campeão da Divisão de Acesso, marco que fixou o rubro-negro de Sapucaia do Sul no cenário do futebol profissional do Rio Grande do Sul e garantiu o acesso do clube, pela primeira vez, à série principal do “Gauchão”.

Em 2012 o Grêmio Esportivo Sapucaiense ingressa na modalidade futsal através de uma parceria com a equipe amadora Sotlog (criada a partir de funcionários da empresa PFC Equipamentos, na cidade de Esteio). Nesse ano ocorre a transferência da empresa para a cidade de Sapucaia do Sul. A equipe Sotlog se agrega como um departamento de futsal do Grêmio Esportivo Sapucaiense, no entanto, com grande autonomia gerencial.

O Sotlog rapidamente havia se transformado em referência para a Cidade, tendo em vista sua participação em diversas competições amadoras.

No ano de 2013 o Grêmio Esportivo Sapucaiense preparou-se para mais um desafio em sua história: formar uma equipe de futsal, dedicada à disputa das seguintes competições: Campeonato Estadual – Série Prata, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS); a Copa dos Campeões – sediada na cidade de Esteio, que conta com equipes de dezenove municípios das regiões Metropolitana, do Vale dos Sinos, do Vale do Paranhana, da Serra, do Vale do Taquari e Vale do Caí; a Copa do Soberano em Presidente Lucena; e a Copa Cidade de Sapucaia do Sul. O principal objetivo da temporada é o acesso ao Campeonato Estadual – Serie Ouro de Futsal 2014.

Sua Diretoria é composta por Fábio André, Diretor de Futsal, Édio dos Santos, Gerente de Futsal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário